quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Tradicionalmente, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é celebrada de 18 a 25 de Janeiro. Estas datas foram propostas em 1908 por Paul Wattson, abrangendo o período entre a festa de São Pedro e a de São Paulo. Esta escolha tem, portanto, um significado simbólico.

O tema da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos de 2007 chega da experiência das comunidades cristãs da região de Umlazi, próxima de Durban, na África do Sul, e inspira-se da passagem do Evangelho segundo São Marcos: “Ele faz os surdos ouvirem e os mudos falarem (Mc 7, 37)”.

O Conselho Pontifício para a promoção da unidade dos cristãos convida assim a “orar pela unidade dos cristãos, buscando-a juntos e, também, a unir as nossas forças para dar uma resposta aos sofrimentos humanos”.

Este ano, além dos textos bíblicos e meditações propostos pelo grupo ecuménico africano, é sugerido aos cristãos do mundo inteiro lembrarem-se também das vítimas da SIDA nas suas orações.

Por isso, fazemos destes 8 dias um tempo de consciencialização da necessidade da unidade entre os cristãos, mas também de obrigação entre aqueles que confessam a Cristo como Senhor das suas vidas, de se unir para aliviar as feridas humanas de todo o género.




Intercessões pelas pessoas contaminadas pela Sida
(proposta pelo grupo ecuménico de África do Sul)

Ó Deus, nosso Pai, criador do céu e da terra, tem piedade de nós.
Ó Deus, o Filho, salvador do mundo, tem piedade de nós.
Ó Espírito Santo de Deus, advogado, guia e consolador, tem piedade de nós.
Ó Trindade santa, bendita e gloriosa, Três Pessoas e um só Deus, tem piedade de nós.

Deus nosso Pai, escuta a nossa oração por aqueles que são vítimas da Sida, aqueles que estão em perigo de morte. Concede-lhes o conforto de tua presença, faz com que eles procurem a tua face e encontrem a força em ti que és a fonte da vida.
Tem piedade e escuta nossa oração

Senhor Jesus, escuta nossa oração por aqueles que acabaram de descobrir que estão contaminados pelo vírus HIV mas que ainda não estão doentes. Recorda-lhes que eles têm ainda uma vida diante de si, faz com que eles encontrem em Ti a Vida, o Caminho e a Verdade. Jesus, Senhor da vida, escuta nossa oração.

Espírito Santo de Deus, escuta nossas orações por aqueles que cuidam dos doentes da Sida. Concede-lhes a certeza da presença do Pai e do amor de Jesus. Concede-lhes o teu conforto, dá-lhes a tua paz.
Espírito de santidade, escuta nossa oração.

Pai, nós te pedimos que todos nós escutemos teu apelo nestas circunstâncias, um apelo a ajudar os outros.
Nós te pedimos que todos façam penitência de suas imoralidades e modelem suas vidas sobre os conselhos que nos dá a tua Palavra.
Ajuda-nos a fim de que possamos viver de maneira responsável, pensando não somente em nós mesmos, mas também naqueles que estão ao nosso redor.
Nós te pedimos pelos cientistas e médicos que trabalham na pesquisa, em busca de um remédio para combater a Sida.

Nós te pedimos pela tua Igreja.
Guia-nos a fim de que possamos dar teu conforto àqueles que necessitam de ser apoiados.
Enche os nossos corações de tua compaixão para que os contaminados da Sida tenham a certeza de que a Igreja os ajudará;
Guia-nos a fim de que saibamos como ajudar aqueles que necessitam.
Nós te pedimos porque tua misericórdia por nós é imensa.
Senhor de misericórdia, escuta nossa oração.
Amen.


  • Subsídios para a SEMANA DE ORAÇÃO PARA A UNIDADE DOS CRISTÃOS e para todo o ano 2007 – Site do Vaticano
  • Sem comentários: