quinta-feira, 4 de janeiro de 2007

A oração de Jesus

A "oração de Jesus" é uma prática muito comum na Ortodoxia e ficou conhecida no Ocidente sobretudo por um escritor russo desconhecido, que escreveu o "Caminho do Peregrino".
O herói do livro é um homem pobre que perde tudo o que possui devido a uma sequência de calamidades e parte para uma jornada, buscando aprender como "rezar incessantemente".
Ele chega a um mosteiro onde aprende que orar não é uma ocupação da mente mas uma ocupação do coração. Lá ele aprende a rezar a "oração de Jesus" (ou “oração do coração”) até que ela se torne a música de fundo em tudo o que ele fizer e onde quer que vá. Uma vez que a oração se torna parte de seu espírito, ele reza inconscientemente por todo o dia e alcança seu objectivo de "orar sem cessar".

A "oração de Jesus" em si mesmo é uma fórmula simples, "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem piedade de mim, pecador". Geralmente ela é associada com a nossa respiração, de modo que ao inalarmos dizemos em voz alta ou silenciosamente, "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus", e ao exalarmos, "tem piedade de mim, pecador".

Na Internet, existem algumas meditações em português sobre a “oração de Jesus” que ajudarão certamente quem quiser aprofundar esta prática verdadeiramente evangélica.

  • Oração de Jesus – Oração centrante e Lectio divina

  • Oração de Jesus – Site ortodoxo "Ecclesia"
  • 1 comentário:

    joaquim disse...

    Mais uma achega:
    Jean Lafrance tem um livro dedicado a esta Oração, que se intitula, obviamente:
    "A Oração do Coração".
    Abraço em Cristo