sexta-feira, 1 de dezembro de 2006

Rosto de: Carlos de Foucauld

Todos temos referências, modelos, pessoas de quem nos inspiramos…homens ou mulheres que nos dizem muito.
Para mim, um deles é o Beato Carlos de Foucauld, um francês que viveu nos finais do século XIX até ao inicio do século XX…uma verdadeira testemunha de fé.
O carisma do Irmão Carlos resume-se nas duas palavras do seu lema «Jesus-Caritas».
De facto, Jesus Cristo foi o grande Amor do Padre Foucauld.
Procurou imitá-Lo na vida oculta de Nazaré, contemplou-O na adoração eucarística na humilde capelinha do deserto escaldante de Tamanrasset, na Argélia, terra muçulmana.
Em 1908, escreveu ao seu bispo: «Os meios que Jesus nos deu para continuar a obra de salvação no mundo, os meios de que Ele se serviu no Presépio, em Nazaré e sobre a Cruz são: pobreza, humilhação, abandono, perseguição, sofrimento, cruz. Eis as nossas armas».
A forma como o Irmão Carlos imitou Jesus ainda seduz muitos jovens e menos jovens em todo o mundo, procurando seguir o exemplo deste padre, vivendo pobres no meio dos pobres, em pequenas fraternidades de irmãozinhos ou irmãzinhas de Jesus, dispostos a viver no silêncio, escondidos, partilhando a vida dos mais desprezados. São contemplativos no meio do mundo, dão testemunho do amor de Deus entre os pequeninos de que Jesus nos fala no Evangelho.
O carisma de Foucauld dirige-se também a qualquer pessoa…afinal, este carisma não é outra coisa senão a humilde vivência da vida de Jesus em Nazaré, uma vida escondida, na oração íntima com Maria e José, uma vida de trabalho e de contacto simples com o próximo, tudo no abandono e na confiança em Deus.
Hoje celebra-se a memória deste beato.

Sem comentários: