quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Rosto de: Pedro Quatorze

Voltei a ter net…o mau tempo queimou-me o modem.
Pedro Quatorze…conheces?
Não foi canonizado, nem beatificado…ainda está vivo.
Para mim, é uma testemunha de força de vontade e um exemplo de que o mal pode ser vencido quando se luta contra ele.
Em 2000, o canal português SIC, fez uma reportagem sobre este jovem, cujas imagens marcaram o espírito dos portugueses…imagens de agonia de um Pedro toxicodependente em tratamento num quarto isolado… imagens que mostravam muito bem o quanto é difícil
sair de 10 anos de droga.
No último sábado 18 de novembro de 2006, o mesmo canal de televisão mostrou a vida actual do Pedro, e hoje, é uma pessoa que tem o seu emprego, a sua companheira, o seu carro, está a estudar para psicologia, tem uma vida igual à de muitos, com os seus sonhos, limpa de narcóticos…
A reportagem emocionou-me muito, e senti necessidade de falar dele neste blog.
Elevei a Deus uma oração de acção de graças pelo rumo que tomou a vida deste ex-consumidor; pedi também por todos os que ainda vivem este flagelo e desejam sair dele.
Não sei se o Pedro tem fé…mas acredito que Deus é misericordioso, e sempre pronto a ajudar. Acredito que bastou a este jovem dispor sinceramente o seu coração à acção divina, nem que fosse um milésimo de segundo, para que Deus aproveitasse aquele momento, para lhe dispensar a graça necessária afim de seguir no caminho da desintoxicação. Acredito que muitos intercederam junto de Deus pelo Pedro, e podem ver hoje os frutos das suas súplicas.
Duas perguntas em jeito de conclusão…boas para um exame de consciência:
Qual é a nossa atitude diante do problema da droga ou dos problemas da sociedade?
E nós, que nos afirmamos cristãos…seguidores de Cristo, seremos dignos do nome de que nos reclamamos, segundo estas mesmas atitudes?

A reportagem sobre o Pedro Quatorze está disponível em SIC - Perdidos e achados: O que é feito do Pedro?

Sem comentários: